5 dicas para o professor melhorar a sua performance de explicação

Atualizado: 9 de Nov de 2020

A carreira de professor escolar no Brasil tem início nas escolas e perpassa pelas funções de coordenador, diretor escolar e assim por diante. E isso faz com que ele permaneça sempre no mesmo lugar seguindo essa linearidade.


Ter o conhecimento teórico e de vivências fora do ambiente escolar são muito importantes para a transformar a formação do próprio docente. E a falta dessas experiências leva ao afastamento dos estudantes da profissão e também retira a riqueza da disciplina.


Para falar mais sobre como melhorar a performance dos professores, fizemos esse texto com 5 dicas. Continue lendo e entenda com melhorar essa performance.



1. Entender o que é a explicação.

Os alunos conseguem ter acesso a informação em qualquer lugar, seja na internet e nas vivências no sua dia a dia. Mas a função do professor é explicar esse conteúdo de forma que os estudantes consigam tirar algum significado disso.


A explicação consiste em retirar a informação do espaço plano para e dar alguma relevância para ele. Antes de dar aulas, os docentes precisam entender o que é essa explicação e como fazê-la.


2. Encontrar métodos de explicar o conteúdos

Não existe apenas um método de explicar os conteúdos dentro de sala de aula. Cada professor precisa entrar a sua própria forma de fazer isso e entender a que mais se conecta com os alunos.


Os docentes não podem competir entre si. As escolas têm que produzir a interação da equipe para que eles troquem informações e aprendam um com o outro.


Investir na integração e na especialização dos professores valoriza o trabalho dos profissionais da área de educação. Esse contato permite que eles entendam como formar a sua própria metodologia de ensino.


3. Aumentar seu repertório cultural e social


O nível do repertório social e cultural dos professores é o que eles utilizam para conectar os alunos com as vivências fora dos livros escolares. O que notamos é que nos últimos anos, essa coletânea de informações dos professores diminuiu.


E é dever da escola valorizar o professor para que ele execute bem o seu trabalho. Os docentes são os representantes das instituições e é por meio da sua qualidade que a escola será medida.


Quanto mais valorizados os professores forem, maior será a sua capacidade de trazer coisas novas para a hora de ensinar os discentes. É essa valorização e repertório social e cultural que permitem que o professor crie essas conexões e levem os estudantes a se conectar com a função do professor.


4. Criar conexão com os alunos

O domínio dos conteúdos passado pelos professores é super importante para que os professores ensinem os alunos. Mas muito além do domínio do conteúdo pelos docentes, eles têm que se conectar com os alunos.


Essa aproximação entre os professores e os docentes é muito mais importante para o os discentes do que o próprio conteúdo. A criação dessa relação permite que os alunos se sintam mais acolhidos durante todo o processo de aprendizagem.


Aprender a criar esses laços vai além do conhecimento cognitivo adquirido na formação dos professores. Essa habilidade é socioemocional ao longo da vida e das relações sociais que o docente desenvolve.


5. Definir um objetivo para aquela aprendizagem

Os professores muitas vezes atuam como um divulgador do conteúdo das disciplinas, mas eles têm que ser muito mais do que isso. A mensagem a ser passada pelos professores têm que ter um objetivo claro.


É preciso planejar o ano letivo pensando onde os discentes têm que chegar até o final do ano. A comunicação deve ter algum significativo e, assim, os professores têm que traçar os caminhos e quais conteúdos os alunos precisam para chegar até lá.


Formar alunos protagonistas, que saibam se conectar com as suas habilidades e reconheçam sentido no seu conhecimento é trabalho de um professor que sabe explicar. Os resultados obtidos com a melhora na sua performance podem ser observados pelos alunos e pela escola.


Os professores precisam de investimento e incentivo para continuar a se desenvolver as sua habilidades de explicação. O que você achou dessas 5 dicas? Clique aqui para assistir o nosso webinar sobre os professores, problemas e soluções.

0 comentário

Inscreva-se agora mesmo!

Receba conteúdos como este  diretamente no seu e-mail!

Obrigado pelo envio!