5 motivos para usar o celular na escola

O celular já é protagonista na vida dos alunos, professores, gestores e de todas as pessoas que estão na escola. Mas por que o celular na escola não é aceito?


Queira ou não, ele é uma realidade e as escolas e não podemos evitar essa discussão como se ela fosse tóxica. Precisamos sair da nossa zona de conforto e discutir o celular nas escolas e entender como usá-lo como uma ferramenta de aprendizagem dos alunos.


Pensando nessa necessidade de falar sobre esse aparelho, trouxemos 5 motivos para usar o celular na escola! Continue lendo este texto e entenda porque as escolas precisam da tecnologia no seu dia a dia.


1. Os alunos já nasceram no mundo digital

A tecnologia é parte integral na vida das crianças, muitas nem sabem ler e já conseguem manusear esse tipo de tecnologia. Parece que ler manuais é algo que ficou para trás...


Quem nasceu depois dos anos 2000 é conhecido por ser um nativo digital, millennials ou geração Z. Isso está muito ligado a fato de que eles já nasceram nesse contexto e por serem expostos a esse ambiente muito cedo, por isso conseguem fazer o uso dos celulares e da internet de forma mais fluída.


Em contraponto, vemos que quem nasceu em outra época tem certa dificuldade em gerenciar esse tipo de tecnologia, por não ter vivenciado o mesmo nível de exposição a tecnologia como esses jovens.


2. Oferece experiência de aprender em contextos diversos

Por muito tempo, acreditava-se que a apenas a escola e, mais especificamente, a sala de aula era o lugar de aprendizado. Mas hoje, sabemos que não podemos ser tão reducionistas assim.


O processo de aprendizagem dos alunos pode acontecer em diversos espaços, inclusive nos celulares. A possibilidade de levar o aparelho consigo para diversos lugares permite que os alunos sempre tenham o canal de aprendizado com eles mesmos, o que não acontece com a sala de aula.


É a mesma situação com os professores! Imagina se cada aluno precisasse de um professor para acompanhá-lo ao longo do dia? Haja professor para isso! O celular é o canal em que os alunos conseguem obter qualquer tipo de informação online.


Mas calma, não estamos falando para você que os professores não são mais importantes e que só os sites de busca podem salvar o aprendizado dos seus filhos. Estamos falando que esse é um espaço de ampliação do conhecimento.


3. Oferece espaço para ouvir músicas e podcasts e assistir videoaulas

Estamos acostumados a estudar apenas com o livro e o caderno na mão, mas nos esquecemos que essas não são as únicas maneiras que podemos aprender.


O livro é muito melhor para ler que o celular, mas o celular é melhor que o livro em qualquer outro formato de conteúdo. E o celular dá acesso a esses novos canais como sites em que é possível acessar videoaulas ou podcasts para complementar o estudo.


E outra facilidade é que esses espaços podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer horário. Isso permite que o aluno tenha autonomia para organizar a sua rotina de estudos.


4. É um ambiente que conecta os alunos até na hora de estudar

As redes sociais são o que há de mais tóxico no celular, pois é difícil utilizá-la como forma de aprendizagem dos alunos. No entanto, o que ela podem nos ensinar é que precisamos de criar um espaço que conecte os alunos nesse processo de aprendizagem.


Propomos a existência de uma plataforma digital em que os alunos consigam se conectar para acessar videoaulas, podcasts e qualquer outro material que seja digital e que contribua para o aprendizado dos alunos.


O ambiente online permite que os alunos se conectem e troquem informações ao longo das aulas e fora dos horários disponíveis para isso. E além de tudo, a presença física não se torna uma condição para aprender.


5. Faz parte da rotina dos estudantes na busca por conhecimento

Os alunos já estão inseridos no mundo digital e o importante é criar a consciência neles de que a tecnologia não serve somente para o entretenimento. Quando as escolas trazem os celulares para dentro das salas de aula, elas ressignificam o uso dos celulares e mostram para os estudantes que aprender por meio desses aparelhos é possível.


Os alunos já sabem fazer pesquisas em sites de pesquisa, tanto que eles fazem isso quando tem algum dever de casa, mas que é importante nesse momento é ensinar os alunos como fazer as pesquisas e a necessidade de ter um olhar crítico para aquelas informações.


O celular é um espaço que oferece diversas experiências para os alunos e o que as escolas precisam entender é que as escolas também que ensinar os alunos a como explorar esse meio para o seu aprendizado.


A presença do celular na escola precisa ser ressignificada para que os alunos conquistem mais independência e autonomia para aprender. A sua escola traz o celular para dentro da sala ou prefere fingir que ele não existe? Compartilhe esse texto nas suas redes sociais e leve essa discussão para a sua escola.



0 comentário

Inscreva-se agora mesmo!

Receba conteúdos como este  diretamente no seu e-mail!

Obrigado pelo envio!