A nova escola de 2021: quais os caminhos para o seu sucesso?

Quando falamos de uma nova escola, o que vem a sua mente? Você acha que é uma escola que surge do zero? Ou aquela instituição que reformula todo o seu projeto pedagógico?


Acreditamos que o ano de 2020 foi a oportunidade que tivemos para perceber que o formato em que estávamos ensinando os alunos era insuficiente. Não estávamos formando alunos para encarar os desafios da sociedade, mas sim para entrar apenas na universidade.


Vendo essa deficiência e a necessidade de estruturar as nossas instituições, propomos refletir sobre quais seriam esses caminhos para as novas escolas de 2021? Continue lendo esse texto que trouxemos 3 pontos para você repensar a sua escola para o próximo ano.


Crie uma relação de parceria com as famílias

As escolas de hoje encontram um grande desafio que é manter a um canal de comunicação com os alunos e as suas famílias. A falta de contato impede que uma parceria seja formada entre os responsáveis pelos estudantes.


Criar um canal de comunicação que seja efetivo com as famílias permite que você crie uma relação de proximidade. É por meio desses canais que você conseguirá informar aos responsáveis pelos jovens qual a proposta de valor da sua escola.


Coloque o aluno no centro da aprendizagem

As escolas tradicionais têm como foco colocar os alunos dentro das universidades. O aprendizado é orientado apenas no conteúdo cognitivo e que prepara os alunos para a realização das provas de ENEM e vestibular. Mas será que é só isso que queremos para os alunos?


A sociedade mudou e, hoje, os profissionais que são procurados precisam ter mais do que os conhecimentos técnicos para desempenhar a sua função profissional. Percebemos que o mercado de trabalho busca pessoas que tenham as soft skills bem desenvolvidas.


Essa habilidades não são aprendidas em cursos ou formações oferecidas pelas escolas. Elas são desenvolvidas por meio da vivência no ambiente no qual elas estão inseridas. E quando a escola coloca o aluno no centro, ela pensa em como formar os alunos para além das salas de aula.


Criar um programa e estratégias faz com que os alunos aprendam como se relacionar consigo mesmo e com os outros que estão ao nosso redor


Seja um líder da escola

As escolas não precisam apenas de gestores escolares! Elas precisam de líderes que vão guiar as instituições pelo caminho a ser seguido.


Com o início do ensino remoto, muitas escolas tiveram que mudar o seu planejamento e encontrar uma nova forma de realizar as atividades da sala de aula em casa. Foi aí que conseguimos ver quem são esses líderes, pois eles foram os responsáveis por orientar a equipe, mesmo que eles também não soubessem para onde ir.


Para construir uma nova escola em 2021, precisamos seguir a mesma lógica. Em um mundo educacional que não sabemos como será, o gestor-líder conquista a equipe, os alunos e os seus responsáveis para seguir no desafio de fazer uma nova escola.


Você já pensou quais seriam os desafios de abrir uma nova escola em 2021? Existem alguns caminhos que você pode seguir para chegar ao sucesso, o que você precisa é saber como planejar esses caminhos.


Quer entender mais sobre esse assunto? Clique aqui e assista ao nosso webinar completo.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Inscreva-se agora mesmo!

Receba conteúdos como este  diretamente no seu e-mail!

Obrigado pelo envio!