Coordenador escolar: qual a sua função?

Você já pensou no que faz uma instituição de ensino se diferenciar das outras? Além da qualidade de ensino, sabemos que quem faz parte desse ecossistema também tem o seu papel na hora de criar essa identidade e dentre todas essas pessoas, podemos destacar a função do coordenador escolar.


O coordenador escolar é uma dessas figuras que é conhecida no seu meio por criar o relacionamento entre as famílias, alunos, funcionários e diretor. Mas o que mais ele faz?


Leia esse texto e entenda quais são as demais funções do coordenador.


O que é ser coordenador escolar?

Entendemos o coordenador como a pessoa que realiza a ponte entre todas as pessoas que fazem parte desse ecossistema escolar, como as famílias, alunos, professores, funcionários e diretores.


Percebemos que eles atuam como um maestro e um embaixador que atuam na organização dessas relações e garantir que ele vai se dar de forma mais harmoniosa.


E sabemos que essas pessoas não podem ser somente quem atende as famílias, revisa as provas, que tem contato com os alunos e está ciente da ausência e presença dos docentes.


Qual a diferença entre o coordenador e o gestor?

Historicamente, o coordenador escolar era um professor bem sucedido. Aparentemente essa era a lógica da carreira dos docentes nas instituições de ensino escolares.


Ter a sensibilidade e a experiência de docência é muito interessante, pois a experiência e a sensibilidade de ter lecionado é bom para o coordenador que tem a segurança do que acontece dentro da sala de aulas.


No entanto, é preciso que essa pessoa tenha a formação de gestor.


O professor é aquela figura que está dentro da sala de aula e atua como o orientador do ensino dos alunos e o gestor faz o acompanhamento fora desses espaços.


O coordenador é responsável por garantir que os professores tenham autonomia para elaborar as suas demandas. Eles precisam trabalhar em conjunto e pensar nas estratégias para a formação dos alunos.


Quais as habilidades necessárias?

O coordenador tem que ser um cara que articula o que acontece fora da escola e com o que acontece dentro da escola. Ele tem que poder olhar para dentro e entender o que está fora dos muros da escola, como em outras escolas, contextos, geográficos e metodologias.


Para exercer essas novas funções, os coordenadores precisam desenvolver habilidades como:

  • capacidade de liderança;

  • capacidade de comunicação entre famílias, professores e diretor;

  • conhecimento das salas de aula;

  • dar feedback a equipe;

  • ficar atualizado;

  • realizar planejamento escolar;


O coordenador escolar é um dos responsáveis pela realização da comunicação entre todos os pontos dentro das escolas. Por isso, ele é o responsável por manter essa relação harmônica.


Essa função requer um papel de líder inspirador e que tem como base a cultura da escola, assim, escolas que se preocupam com a autonomia e ousadia dos membros do seu ecossistema tendem a estar mais preparadas para enfrentar os desafios que estão por vir.


Assista ao nosso webinar sobre o papel do coordenador e fique por dentro destas discussões.


0 comentário

Inscreva-se agora mesmo!

Receba conteúdos como este  diretamente no seu e-mail!

Obrigado pelo envio!