Explicação na escola: como formar professores que se conectem com os alunos?

A explicação é um substantivo próximo de todos que já passaram pela educação, como aluno, professor, gestor ou coordenador. No entanto, essa expressão se tornou tão comum que não damos atenção a sua participação significativa no processo de aprendizagem dos alunos.


Essa operação pedagógica não é importante somente para os alunos. É por meio do entendimento dos professores sobre a explicação, que vamos conseguir a melhor performance da sua escola.


Quer saber mais sobre a explicação? Continue lendo nosso texto que vamos te mostrar como ela afeta a sua escola!


O que é a explicação?

A explicação é processo pedagógico mais importante da aprendizagem dos alunos. Ela só é possível, pois ela é feita por um ser humano, intelectual e sofisticado.


A internet é um espaço em que os alunos podem acessar informações e os computadores também tem a capacidade de avaliar resultados. Mas somente o professor consegue construir significados de valor para os alunos.


A explicação é a transformação de uma informação plana, que pode ser tirada de um livro, internet, vídeo, em algo que produza significado para os alunos.


Por que a explicação ajuda no desenvolvimento dos alunos?

A informação pode ser acessada em qualquer lugar, como na televisão, celular, internet e redes sociais. Mas o que nos interessa é saber se essa informação está produzindo algum tipo de significado para os alunos.


Essa operação tem dois lados. O primeiro é o do professor que é explicar e o segundo é do aluno que é de compreender. E se não há explicação, consequentemente, não há compreensão.


O aluno precisa ter acesso ao conteúdo explicado para que ele produza algum tipo de conhecimento sobre aquilo. É por meio desse exercício que os estudantes conseguem compreender o que está sendo transmitido nas aulas.


Como formar professores orientados para a explicação?

Explicar não é o mesmo que expor ou transmitir. É preciso que os professores tomem essa posição de explicador para conseguir fortalecer o entendimento dos alunos.


A instrução dessa operação didática fortalece a prática explicativa dos professores desde o fundamental II até o ensino médio. E um dos grandes desafios das escolas é formar um time de docentes que se conecte com os alunos através da explicação.


Tanto faz se o professor é de matemática, português, geografia ou história, todos eles precisam saber como explicar. Passar o conteúdo para os estudantes da forma mais clara é o mais importante para essa profissão.


A formação dos docentes para ressignificar a sua forma de aprender caminha por dois lados. A primeira é fazer o professor entender o que é a explicação e que o aluno deve entender nesse processo. Já a segunda é a dimensão técnica que auxilia o professores a entender como se explica.


Quais mecanismos podem ser usados nesse processo?

Mencionamos no tópico anterior que o professor é um dos principais atores no processo da explicação. E propomos a utilização das videoaulas e da criação de podcasts como ferramentas para auxiliar os alunos nos estudos.


A videoaula surgiu para que o aluno possa acessar o conteúdo na hora em que ele está estudando e de qualquer lugar. O processo de formação dos professores para a explicação inclui a orientação para que eles aprendam como gravar as suas próprias aulas. E como subir as aulas em vídeo em uma plataforma para serem acessadas posteriormente.


Percebemos que os alunos também produzem as próprias explicações e acabam compartilhando com os amigos por meio do Whatsapp. Esse material é extremamente precioso, pois está repleto de narrativas de explicação.


Os alunos precisam compartilhar esse material. Por isso, eles precisam aprender sobre explicação e como realizar as gravações de qualidade. E posteriormente, disponibilizá-las nesse ambiente online.


Os professores e alunos precisam saber como produzir esse conteúdo com o maior nível de entendimento da explicação e da maturidade técnica. Para tudo isso acontecer, é preciso criar a cultura da explicação dentro das escolas.


A explicação na escola é a operação pedagógica mais importante das escolas. Ela é responsável por levar informações que são significativas para os alunos e contribuir para a melhora na sua performance.


A sua escola incentiva que os professores desenvolvam suas habilidades de explicação? Se você quer saber mais sobre esse tema, assista ao nosso webinar e entenda como melhorar a performance da sua escola.

0 comentário

Inscreva-se agora mesmo!

Receba conteúdos como este  diretamente no seu e-mail!

Obrigado pelo envio!