Habilidade socioemocional: o que é essa competência?

Atualizado: 28 de Set de 2020

O processo de formação escolar não pode se limitar a desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos. Com a percepção de que as escolas precisam formar as pessoas para serem alunos completos, as habilidade socioemocionais conquistaram mais espaço nas instituições de ensino.


Quando falamos sobre a totalidade das pessoas, entendemos que as habilidades cognitivas e as não cognitivas precisam ser aplicadas na formação desse sujeito.


Para formar alunos mais completos é preciso combinar o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais ao desenvolvimento cognitivo. Continue lendo nosso texto e conheça mais sobre essas habilidades.


O que são as competências socioemocionais?

As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que vêm da inteligência emocional das pessoas. Essas competência guiam as crianças e os jovens para eles aprenderem a lidar consigo mesmo (interpessoal) e com as pessoas ao seu redor (interpessoal).


Em quais campos as competências socioemocionais atuam?


Existem 7 habilidades que precisam ser desenvolvidas para contribuir para as competências socioemocionais.


Autoconhecimento

É a capacidade que as pessoas têm de reconhecer as suas próprias emoções, objetivos, pensamentos, qualidades e valores. E identificar como eles influenciam no seu dia a dia.


Autocontrole/autorregulação

É a capacidade controlar ou regular as suas atitudes e comportamento diante de diversas atitudes.


Consciência social

É a capacidade que as pessoas têm de agir com empatia no seu ciclo social e compreender as normas sociais.


Comunicação

É a capacidade de se relacionar de forma saudável com outras pessoas. É por meio da comunicação clara, saber ouvir e cooperação que essas habilidade se desenvolve.


Criatividade

É a capacidade de usar os seus conhecimentos e experiências para descobrir formas de criar algo para auxiliar no sua dia a dia ou para adaptar-se a algum meio.


Responsabilidade

É a capacidade de assumir as consequência dos resultados dos seus atos.


Tomar decisões responsáveis

É a capacidade de tomar as decisões com base nas escolhas no comportamento pessoal e na avaliação das interações sociai. Além disso, é possível identificar quais


Como desenvolver as competências socioemocionais?

Para desenvolver as habilidades socioemocionais, é preciso que as pessoas tenham em primeiro momento o conhecimento de si mesmas para depois expandir essa relação a sua percepção para os outros.


Ter autoconhecimento é importante, pois é por meio dele que você consegue entender quais habilidades você já tem e quais precisa desenvolver mais. Depois da fazer essa reflexão, você vai começar a entender como pode se relacionar com as pessoas que estão ao seu redor.


Existem alguns ambientes que são ótimos para fazer esse exercício, como no grupo familiar e nas escolas. Se você quer aprimorar as relações sociais, comece a conversar com seu grupo de amigos para perder a timidez.

Essas competências são desenvolvidas aos poucos e, por isso, é preciso treinar todos os dias para desenvolvê-las.


Por que aplicar essas competências sociemocionais nas escolas?

Como essas habilidades dizem respeito à forma como nos relacionamos com nós mesmos e com as pessoas ao nosso redor, aplicar essa perspectiva na área da educação pode ser uma ótima forma de completar a formação dos alunos.


As competências socioemocionais podem ser aplicadas para desenvolver as atitudes e os comportamento dos alunos de forma que eles se tornem capazes de lidar com os desafios e as situações cotidianas.


Investir no seu desenvolvimento dessas habilidades é importante para promover a formação dos alunos que vai além das habilidades cognitivas. Ao introduzir esse tema nas escolas, estamos formando nossos alunos para se relacionar com as pessoas ao seu redor.


Gostou do nosso texto? Quer saber mais sobre como desenvolver as competências cognitivas nas escolas? Assista ao nosso webinar gratuito.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Inscreva-se agora mesmo!

Receba conteúdos como este  diretamente no seu e-mail!

Obrigado pelo envio!